Publicado em 30.08.2022
Sabe aquela dorzinha que você sente após um treino mais puxado, mudança no plano de treinos ou uma atividade bem mais desgastante do que você está acostumado? Pode ser uma dor de treino ou uma lesão. Confira aqui a diferença entre eles!
Sabe aquela dorzinha que você sente após um treino mais puxado, mudança no plano de treinos ou uma atividade bem mais desgastante do que você está acostumado? Essa dor pode ser uma simples resposta de fadiga muscular por conta do desgaste, mas e quando você não tem certeza da situação com medo de ser uma lesão?
Hoje, falaremos sobre as diferenças entre uma dor de treino e uma lesão. Para que você tenha mais cuidado com o que fazer no dia seguinte e se cuide melhor.
A diferença entre uma dor de treino e uma lesão
O cansaço, rigidez muscular e dores localizadas nos dias seguintes ao seu último treino mais puxado ou exercício mais desgastante é comum. Não significa nada mais do que o seu próprio corpo estar avisando que você levou seus músculos a um grande esforço e por isso as micro lesões.
Essa dor pode acontecer porque você não tinha o preparo físico desejável para a atividade ou por conta da intensidade do exercício.
Para identificar se você realmente só está com uma dor muscular por conta da atividade física, fique atento a esses sinais:
- Fadiga dos músculos;
- Rigidez da musculatura;
- Dor em uma parte grande do corpo, não só em um músculo específico;
- Falta de força;
- Limitação leve dos seus movimentos naturais.
Agora que você conhece os sinais de uma dor muscular proveniente do esforço, fique esperto com a duração desses detalhes. Essa dor geralmente tem seu ápice entre 24 a 48 horas depois da atividade e pode durar de três a cinco dias. O desconforto é chato, mas é possível manter seu treino ativo, contanto que seja feito um bom aquecimento e você tenha bom senso para não piorar a situação e assim criar uma lesão.
Agora, se você estiver com uma dor aguda ou se esse desconforto não amenizar durante esses 5 dias, isso pode significar que existe uma lesão no momento.
Algumas nuances do seu corpo podem também demonstrar que você está lesionado, como:
- Hematoma, inchaço ou vermelhidão;
- Dor aguda;
- Desconforto em um músculo localizado;
- Reincidência de dor toda vez que você utiliza o músculo em questão para algum exercício.
Esperamos que tenha curtido o conteúdo! Para mais informações e notícias sobre o mundo fitness e da saúde, acompanhe o nosso blog. Se você é personal trainer e quer conhecer mais sobre os serviços da Sprylife que podem mudar sua carreira, acesse o link e confira!