Publicado em 27.09.2022
Ser um personal trainer é um trabalho que exige dedicação e estudo. O papel desses profissionais na nossa sociedade é fundamental para a manutenção da saúde individual das pessoas.
Se você tem interesse em ser um personal trainer, fique até o fim desse artigo para descobrir mais sobre a função, o que é necessário para ser um e a média salarial de um personal trainer. Boa leitura!
O que é um Personal Trainer?
Traduzindo literalmente, um personal trainer seria um treinador pessoal. Ele é responsável por ajudar os clientes a conquistarem o corpo e a saúde que sempre desejaram.
Seu papel nessa trajetória consiste em cuidar do treino físico dos seus alunos, desde a elaboração da rotina de exercícios semanal, supervisão e monitoramento da execução das posturas nas atividades físicas até o registro da evolução do aluno contratante.
A origem da função não é totalmente certa. Existem algumas pessoas que creem no fato de o personal trainer ter surgido nos Estados Unidos da América nos anos cinquenta e sessenta, na dourada Hollywood. A outra versão e a que o personal surgiu com Eugene Sandow, no final do século XIX.
Ser um personal trainer é uma profissão que exige muito conhecimento, responsabilidade e inclusive certificação. Por isso vamos falar um pouco sobre o que é necessário para se tornar um personal.
Ser personal exige certificação e faculdade?
O primeiro passo para se tornar um personal qualificado e regularizado é a entrada em um curso de educação física.
Todo personal é um professor de educação física.
O conhecimento de técnicas, anatomia e agrupamentos musculares, além de funcionamento do corpo são essenciais para ajudar o seu aluno. Por conta disso, é obrigatório ter um diploma de educação física para atuar de forma legal como personal.
Após a conclusão do seu curso superior na área, também é necessário ter um registro em algum conselho de educação física para poder exercer a profissão.
No âmbito federal, é possível se registar no CONFEF, o Conselho Federal de Educação Física. Já no regional, você pode se registrar nos CREFs, os Conselhos Regionais de Educação Física.
Só depois do seu devido registro que você se torna apto a ser um personal de forma regularizada.
Salário médio de um personal trainer no Brasil
O salário médio de um personal depende de diversos fatores. Número de clientes, regiões atendidas, serviços oferecidos etc, são alguns dos pontos que influenciam no salário da função.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Educação (MTE), a média salarial no país varia entre R$ 2.100,00 e R$ 2.200,00.
Esperamos que o conteúdo tenha sido de grande valia! Para contar com uma empresa parceira na hora de adquirir alunos para aulas de personal, conte conosco da Sprylife. Acesse o site para conhecer mais sobre a gente!