Publicado em 11.10.2022
_x000D_
_x000D_
É comum vermos pessoas reclamando dos resultados que obtêm na academia. Ou melhor: reclamam da falta deles. O que é importante termos em mente é que, independentemente do objetivo (hipertrofia, emagrecimento, saúde, entre outros), existem diversos fatores que contribuem para aproximar ou afastar essas pessoas de seus propósitos de treino. Um deles, que é bastante comum, é o ajuste inadequado das cargas de treino.
_x000D_
_x000D_
Um estudo recente (Dos Santos et al., 2020) se propôs a verificar se jovens com o hábito de treinar subestimam a carga de treinamento. Os pesquisadores orientaram os participantes do estudo a colocarem um peso no leg press para fazer 10 repetições e não aguentar mais. Em outras palavras, pediram a eles que colocassem mais peso do que eles estavam acostumados, um peso com o qual eles só conseguissem fazer 10 repetições antes de seus músculos falharem. Lembrete: estamos falando de pessoas que já tinham experiência no treinamento e que sabiam muito bem com qual carga costumavam treinar.
_x000D_
_x000D_
Mas é aí que vem a surpresa: os resultados mostraram que apenas 4% das mulheres acertaram a carga e, em relação aos homens, apenas 14,3%. Na maioria dos casos, o peso colocado foi subestimado.
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
A conclusão que podemos tirar desses números é: tanto em homens quanto em mulheres, falta uma maior consciência de qual é o peso com o qual deveriam estar treinando. A carga mal ajustada pode ficar no caminho dos resultados procurados. Como o princípio da sobrecarga nos ensina, o estímulo precisa ser aumentado sempre que possível, pois essas maiores cargas progressivas vão fazer com que haja progresso e um aumento de rendimento.
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
O profissional de educação física irá lhe ajudar a encontrar a carga ideal para seus objetivos. Para encontrar esse profissional, conte com a Sprylife!
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_