Publicado em 31.01.2023
Você, que é personal trainer, sabe como é difícil encontrar boas ferramentas no mercado para montar um treino online para seus alunos. Se você ainda possui algumas dificuldades para realizar essa tarefa, fique até o final deste artigo e conheça 05 dicas para montar o treino perfeito para seus alunos.
1. Entenda o objetivo e nível do seu aluno
O primeiro passo para ser um personal trainer top é ser um ótimo ouvinte e entender as necessidades do seu aluno, assim você conseguirá montar o melhor plano de aulas para que ele se sinta compreendido e com isso com muito mais disposição e incentivo para treinar. Saber qual o nível de conhecimento corporal que o aluno tem é fundamental.
Caso seja iniciante na musculação, passar exercícios com um foco na aprendizagem motora e muscular se mostra mais importante do que complexidade e peso.
Ajude-o a entender como funcionam os movimentos por meio de máquinas, barras e halteres, com movimentos simples, mas eficazes.
2. Não exagere com o treino do seu aluno iniciante
Saber qual é o nível do seu aluno é o primeiro passo para não errar ao elaborar o treino inicial. Procure saber se seu aluno tem algum tipo de lesão ou dificuldade motora, e com isso dê sequência respeitando esses limites.
Após montar o treino levando em conta as necessidades do aluno, vá à prática! Se você sentir que o aluno ainda está com muitas dificuldades na execução do treino, faça ajustes o quanto antes para que ele não perca o ânimo, dê preferência ao aprendizado e altere um pouco a rotina de treino.
Com isso você evitará qualquer tipo de lesão ou sobrecarga corporal e, possivelmente, o abandono do seu aluno.
3. Quantidade de exercícios
Agora, falando diretamente sobre os exercícios, se você está lidando com um aluno iniciante, o recomendado é que eles façam de 1 a 2 exercícios para cada grupo muscular.
Claro que o tamanho do agrupamento muscular e foco do aluno precisam ser levados em conta no número de exercícios, mas na regra geral, fique perto do número de exercícios citados acima.
4. Número de séries
É muito importante não sobrecarregar o aluno no início, e sim lhe ensinar a trabalhar com seu corpo.
O número de séries é importante para que seu aluno não saia muito desgastado, mas também entenda um pouco sobre o movimento que está fazendo.
O recomendado é manter por volta de 3 séries. Passar disso pode ser até improdutivo para o aluno.
5. Intervalos entre séries
O ideal é que o intervalo entre séries varie entre 30 a 90 segundos. Contudo, o tempo exato sempre depende do objetivo que se quer alcançar e da carga que se usa no exercício. Quanto mais carga, maior o descanso necessário antes da próxima série.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Caso você precise de um aplicativo para expandir sua carteira de clientes como personal trainer,e encontrar tudo o que precisa para a otimização de seu tempo de trabalho, conheça a Sprylife e aproveite todas as suas funções.